Qual a importância da limpeza com jato de gelo seco em geradores de recuperação de calor?

Já se tornou uma prática quase que obrigatória a limpeza de trocadores e bobinas em geradores de recuperação de calor. Isso pode ser explicado pelo fato de que trocadores de calor estão mais expostos à poeira resíduos de carbono e pólen.

Caso a limpeza não seja feita da forma adequada, a tendência é que esses equipamentos percam a sua eficiência, sem falar na redução da vida útil das bobinas.

Falando mais especificamente da limpeza com jateamento de gelo seco, esta permite a remoção de todos os resíduos, que podem danificar o substrato. Assim, consequentemente, irá aumentar a eficiência dos trocadores de calor, inclusive poderão funcionar mais frios.

Por que é importante fazer a limpeza de HRSG?

Antes de você entender a importância da limpeza, saiba que o HRSG é um gerador de vapor de recuperação de calor. Seu objetivo é recuperar o calor excessivo de fluxos de gás quente, gerando vapor, o qual pode ser aproveitado para alimentar a turbina.

Esse tipo de gerador está cada vez mais presente nos variados segmentos da indústria, e para que a produtividade não seja afetada, é essencial que se faça a limpeza regular dos trocadores de calor.

E por que fazer a limpeza?

Acontece que ao longo do tempo, resíduos e contaminantes se acumulam em suas barbatanas, que são as responsáveis por conduzir calor. E mesmo o menor resíduo pode interferir no seu desempenho.

Além disso, caso o volume de acúmulo seja muito grande, pode inclusive impedir o fluxo de ar. Tal situação gera uma interrupção no fluxo de gás das aletas, que é peça chave em todo o processo.

E toda vez que a unidade de controle identifica uma contrapressão, reduz a velocidade da turbina, impactando mais uma vez na eficiência, o que é bastante prejudicial para as empresas. Mas qual é a solução?

Vale a pena o jateamento de gelo seco para limpeza de HRSG

É claro que a melhor maneira de uma determinada indústria, independentemente do seu porte, manter sua eficiência, é realizar a limpeza de seus geradores de calor.

Mas já está mais do que comprovado que o jateamento de gelo seco é a opção mais eficaz. Quais são os seus benefícios?

  • Evita que contaminantes se acumulem em ralos ou no solo, ou seja, não há fluxo secundário de resíduos;
  • Melhor custo/benefício;
  • Otimização do tempo do processo;
  • Não promove corrosão e abrasão;
  • Segue todas as normas ambientais;
  • Processo ecologicamente seguro.

Hoje, a maioria de indústrias se preocupa com sua produtividade e melhor desempenho, assim, um dos primeiros passos a ser dado é entrar em contato com especialistas que disponibilizem esse tipo de limpeza.

Qual empresa que é especialista em limpeza industrial e comercial?

Esse tipo de trabalho de limpeza usando o jateamento de gelo seco só é recomendado se for feito por uma empresa especializada, que conte com profissionais treinados e habilitados, garantindo um procedimento adequado e seguro.

O mais importante é que todos os seus equipamentos recebam a limpeza correta, a fim de garantir um melhor desempenho, não afetando sua produtividade, e, acima de tudo, sem impactar o meio ambiente.

A JetCO é considerada, atualmente, a empresa que executa essa limpeza de HRSG seguindo todos os padrões de qualidade e eficiência. Nosso maior objetivo é disponibilizar um serviço personalizado, a fim de atender às necessidades de cada um de nossos clientes.

Temos atestado de capacidade técnica para esse tipo de serviço:  DOWNLOAD AQUI

Atendimento em todo o Brasil

A JetCO é capaz de disponibilizar tanto os equipamentos para locação quanto a assistência ao cliente em todo o território nacional.